Share This

História

A Rádio Escala nasceu no Verão de 1984.

Foi a primeira rádio livre (pirata) a emitir a partir de Viseu, tendo estado uma delegação da mesma, no primeiro congresso de rádios livres realizado no Porto em finais de 1984, onde marcaram presença as 12 rádios que na altura emitiam em todo o país.

Fernando Brites, Francisco Brites, Ricardo Brasete, Paulo Trindade e o técnico Aníbal Azevedo, foram os fundadores da rádio que começou a emitir no lugar de Vermum, na fronteira entre Abraveses e o Campo de Madalena, em Viseu.

O primeiro emissor, de fabrico caseiro tinha uma potência de apenas 25W, seguindo-se um outro de cerca de 800 W, que chegava para cobrir algumas zonas da cidade de Viseu.

Com a audiência a subir, a rádio muda-se para a cidade, no Verão de 1985, para o centro histórico de Viseu com instalações na Praça D. Duarte, avançando para investimentos mais avultados no que concerne a material técnico, de estúdio e emissor com potência de 5000W que cobria, em boas condições, todo o concelho de Viseu e alguns limítrofes.

A Rádio Escala norteou sempre a sua existência para um abrir de portas aos jovens viseenses que iniciaram a sua carreira radiofónica na estação, uns com mais sucesso, outros com menos, mas todos imbuídos de um espírito de liberdade radiofónica que não lhes era permitido em outras emissoras.

A Rádio Escala nunca teve nenhuma ligação formal ou informal a partidos políticos, autarquias ou qualquer instituição, mantendo-se como antena livre até ao seu encerramento a 24 de Dezembro de 1988, altura em que todas as estações clandestinas portuguesas encerraram para se dar inicio ao processo de legalização, ao qual a Rádio Escala não concorreu, por variadas razões.

Agora, três décadas depois da sua criação, é tempo da Rádio Escala regressar para junto daqueles que nunca a esqueceram e criar novos amigos. As condições não são as mesmas, a Rádio Escala está agora cingida ao online. No entanto, com a ajuda de todos e o passa palavra nas redes sociais, acredita-se que o sucesso da tua rádio está garantido.

No seu conteúdo a Rádio Escala vai passar os grandes temas que fizeram o sucesso da estação nos anos 80, recuperar as grandes malhas de 90 e 2000 e ainda trazer à antena os melhores da actualidade.

Obrigado por nos seguires e… passa palavra, ou como quem diz, passa a música aos teus amigos.